Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 34 Número 3
Trabalhos originais
Blastomicose sul-americana com localização ganglionar isolada
TANCREDO A. FURTADO1
1T.A.F. - Docente-livre de Clínica Dermatológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais (Catedrático: Prof. O. Orsini) e Chefe da Clínica Dermatológica do Hospital Felício Rocho. A disposição do Centro de Pesquisas de Belo Horizonte do INER (Chefe: Dr. Roberto Milward de Andrade)
*Trabalho apresentado em reunião de 3-2-58 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (Seção de Minas Gerais).*
Correspondência:
Rua Tupinambás, 360 (Belo Horizonte)
Os autores descrevem dois casos de blastomicose sul-americana com localização ganglionar isolada. Não havia lesões da mucosa buco-laringo-faringéia, alterações dentárias e peri-dentárias ou infecção amigdaliana, que usualmente precedem o acometimento ganglionar, para explicar a penetração do fungo causador no organismo, por mecanismo exógeno. Restaria, então, admitir-se um parasitismo sem lesão ou uma fonte de infecão endógena. Esta última hipótese não foi ainda demonstrada na blastomicose sul-americana. Além dêsse aspecto, de grande importância para o conhecimento da patogenia da micose, a forma ganglionar pura oferece ainda um interêsse particular nas dificuldades que pede trazer ao diagnóstico diferencial com outras afecções linfáticas, tais como a tuberculose (escrofuloderma), a doença de Hodgkin, o linfo-sarcoma, a mo¬nonucleose infecciosa e a leucemia linfóide.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841