Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 83 Número 1
Investigação
Testes de contato e HIV: avaliação comparativa quanto à confiabilidade dos resultados
Patch tests and HIV: comparing reliability of results
SABRINA DE STEFANI1, FERNANDA RAZERA2, GISLAINE SILVEIRA OLM3, ALESSANDRA PAPADOPOL4, RENAN RANGEL BONAMIGO5
1Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
2Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS), Brasil.
3Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mestranda em Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porto Alegre (RS), Brasil.
5Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS), Brasil, professor adjunto e chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
Recebido em 14.11.2006. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.09.2007. * Trabalho realizado no Ambulatório de Dermatologia Sanitária – Porto Alegre (RS) – Brasil. Conflito de interesse / Conflict of interest: Nenhum Suporte financeiro / Financial funding: Nenhum Como citar este artigo / How to cite this article: Stefani S, Razera F, Olm GS, Papadopol A, Bonamigo RR. Testes de contato e HIV: avaliação comparativa quanto à confiabilidade dos resultados. An Bras Dermatol. 2008;83(1):44-8.
Correspondência:
Sabrina de Stefani
Rua: Coronel André Belo, 476/505
90110 020 Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Tel./fax: (51) 33789850
"E-mail":sabrinadss@gmail.com
FUNDAMENTOS - A ocorrência da dermatite de contato alérgica em pacientes soropositivos para o HIV foi pouco estudada até o momento (apenas relatos de caso). Os testes de contato são considerados o exame complementar padrão para a investigação diagnóstica desse tipo de reação alérgica e não foram avaliados cientificamente nesse grupo de pacientes. OBJETIVO - Avaliar a aplicabilidade dos testes de contato em pacientes soropositivos para o HIV. MÉTODO - Estudo transversal, descritivo, com controles. Um grupo com 16 pacientes soropositivos para o HIV foi comparado a um grupo com 32 pacientes com sorologia desconhecida para o HIV com relação à positividade aos testes. Foi realizada análise estatística bivariada com nível de significância p < 0,05. RESULTADOS - Entre o grupo de pacientes soropositivos para o HIV, sete (43,75%) tiveram testes positivos, e, entre o grupo de pacientes que rotineiramente realizaram testes de contato (e com sorologia desconhecida ao HIV), 18 (56,25%) tiveram testes positivos. CONCLUSÕES - Os achados deste trabalho sugerem que, apesar da imunodeficiência, a memória imunológica específica e a capacidade de responder positivamente aos testes podem permanecer. Dessa forma, esse recurso diagnóstico importante para as alergias dermatológicas não perderia validade ao ser aplicado no conjunto de pacientes que convivem com o HIV.
Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, HIV, DIAGNÓSTICO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841