Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 83 Número 1
Investigação
Aplicação de substituto de pele em oncologia cutânea: estudo experimental com derme acelular e ceratinócitos cultivados
Application of skin substitutes in skin oncology: experimental study using acellular dermis and cultured keratinocytes
JOSÉ ANSELMO LOFÊGO FILHO1, BERNARDO MIGUEL DE OLIVEIRA PASCARELLI2, PAULO ROBERTO COTRIM DE SOUZA3, LUCIANA FRANÇA OLIVEIRA4, MARCOS AURÉLIO LEIROS DA SILVA5, CHRISTINA MAEDA TAKIYA6, RADOVAN BOROJEVIC7
1Preceptor de Cirurgia Dermatológica do Hospital Geral de Bonsucesso, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Chefe da Clínica Dermatológica do Hospital Geral de Bonsucesso – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Dermatologista do Hospital Naval Marcílio Dias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Força Aérea do Galeão – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
6Professora adjunta do Departamento de Histologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutorado em Medicina no Albert Einstein College of Medicine, Nova York, EUA.
7Professor titular do Departamento de Histologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 29.03.2007. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 16.01.2008. * Trabalho promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizado no Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital de Força Aérea do Galeão e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse / Conflict of interest: Nenhum Suporte financeiro / Financial funding: Nenhum Como citar este artigo / How to cite this article: Lofêgo JA, Pascarelli BMO, Cotrim PR, França L, Leiros-da-Silva MA, Takiya CM, Borojevic R. Aplicação de substituto de pele em oncologia cutânea: estudo experimental com derme acelular e ceratinócitos cultivados. 2008;83(1):25-31.
Correspondência:
José Anselmo Lofêgo Filho
Est. dos Três Rios 200 Bl 1/201 Jacarepaguá,
22755 002 Rio de Janeiro - RJ
Tel./Fax:(21)2456-1909
"E-mail":anselmolofego@terra.com.br
FUNDAMENTOS: As neoplasias malignas da pele de grandes dimensões apresentam dificuldades de reconstrução após a excisão. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar a exeqüibilidade de uma nova proposta de cobertura para feridas cirúrgicas criadas após a ressecção de grandes tumores cutâneos, a combinação da derme acelular humana com epitélio autólogo cultivado. MÉTODOS: A aplicação dos substitutos de pele foi feita em quatro pacientes com área de implante variando de 33 a 120 cm2. Além da observação dos resultados clínicos, realizou-se estudo morfológico para avaliação da integração dos implantes. RESULTADOS: Ceratinócitos autólogos cultivados foram enxertados em dois pacientes e não demonstraram integração. A derme acelular foi aplicada em quatro pacientes, sendo que em um deles foram feitas duas aplicações. Dos cinco implantes de derme acelular realizados, dois não apresentaram integração, em dois a integração foi de 70%, e de 50% no último. CONCLUSÃO: A cobertura imediata e definitiva de defeitos cirúrgicos através da aplicação de derme acelular humana combinada com epitélio autólogo cultivado é exeqüível. Em oncologia cutânea apenas em situações especiais o uso de substitutos de pele pode ser conveniente no sentido de evitar reconstruções mais complexas.
Palavras-chave: TRANSPLANTE DE PELE, NECTURUS, TÉCNICAS DE CULTURA DE TECIDOS, PELE ARTIFICIAL, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, SATISFAÇÃO DO PACIENTE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841