Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 78 Número 3

Educação médica continuada

Vitamina C

Vitamin C


MÔNICA MANELA AZULAY1, CARLOS ALBERTO MANDARIM DE LACERDA2, MAURÍCIO DE ANDRADE PEREZ3, ABSALOM LIMA FILGUEIRA4, TULLIA CUZZI MAYA5


1Professora Adjunta de Dermatologia - Faculdade de Medicina da UFRJ e Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.
2Professor Titular do Departamento de Anatomia da UERJ.
3Professor Assistente do Departamento de Medicina Preventiva - Faculdade de Medicina da UFRJ.
4Professor Titular de Dermatologia - Faculdade de Medicina da UFRJ.
5Professora Adjunta do Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina da UFRJ.

Recebido em 14.03.2003. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 06.05.2003. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do HUCFF - UFRJ e no Laboratório de Morfometria & Morfologia Cardiovascular do Departamento de Anatomia da UERJ como parte da tese de doutoramento.

Correspondência:
Mônica Manela Azulay Av. das Américas, 2111 salas 102, 103 e 104 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ 22631-000 Tel.: (21) 2493-8418 "E-mail":m.azulay@msm.com.br

 

Resumo

Há muito o papel do ácido ascórbico (AA) no metabolismo do tecido conjuntivo tem sido reconhecido, sobretudo a partir do século 16, quando o escorbuto começou a ser prevenido com sumo de frutas cítricas. As primeiras publicações referentes ao uso tópico da vitamina C, inicialmente em cobaio, datam da década de 1960. Entretanto, só mais recentemente tem-se dado valor a essa via de aplicação. Os autores apresentam revisão sobre o assunto, discorrendo sobre o histórico da vitamina C, seus efeitos no metabolismo do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização, sobre sua atividade antioxidante e mecanismos de ação.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações