Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 58 Número 4
Comunicação
Tuberculose cutânea indurativa de Bazin
ERYTHEMA IND URATUM BAZIN
LENINHA VALÉRIA DO NASCIMENTO1, R.D. AZULAY2, R. GARRIDO NEVES3, F.E. RABELLO4
1Mestrada da UFRJ
2Professor-TItular em Dermatologia do Serviço de Dermatologia do Serviço de Dermatologia da UFRJ
3Professor-Adjunto da UFF
4Professor Emérito da UFRJ
Trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Dermatologia da UFRJ (Coordenador Prof. R.D. Azualay). Nascimento LV, Azulay RD, Neves RG & Rabello FE - Tuberculose cutânea indurativa de Bazin.
Foi nossa proposta estudar a etiologia controvertida do eritema indurado de BAZIN e, para isto, realizamos revisão do material existente nos Serviços de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, da Santa Casa de Misericórdia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Incluímos no nosso material o método tumorial proposto por NYXA, afim de comprovar sua sensibilidade na evidenciação de mycobactérias. Os critérios de tuberculose foram revistos e comparados com aqueles adotados para o diagnóstico de outras infecções, principalmente da hanseníase. Os critérios presuntivos de diagnóstico da tuberculose cutânea propostos por F.E. Rabello foram analisados e aplicados à nossa casuística.
Palavras-chave: TUBERCULOSE CUTÂNEA, TUBERCULOSE INDURATIVA DE BAZIN, ERITEMA INDURADO DE BAZIN
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841