Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 58 Número 1
Caso Clínico
Distrofia das 20 unhas na infância (Trachyonychia)
Twenty-nail distrophy of childhood (Trachyonychia)
ALEXANDRE MELLO FILHO 1, YOKO IRYA2, IVAL PERES ROSA3
1Chefe da Clínica Dermatológica do Hospital do Servidor Público.
2Assistente de Laboratório de Anamopatologia.
3Assistentes da Clínica Dermatológica
Trabalho realizado na Clíonica Dermatológica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Apresentado na XXXIX Jornada Dermatológica Paulista em 4 de Abril de 1981.
Correspondência:
Alexandre Mello Filho
Rua Bartira, 176,8º,81
05009 - São Paulo, SP.
Trachyonychia é termo que designa a opacificação e enrugamento com aspereza da superfície das unhas, originados pela formação de cerradas estriações longitudinais e tendo várias causas. Para firmar o diagnóstico, é imprescindível que várias unhas sejam simultaneamente atingidas. Como manifestação, não é mais específica do que a onicólise. A alteração ungueal conhecida como "distrofia das 20 unhas na infância” é uma forma idiopática de trachyonychia reversível com o decorrer dos anos. O diagnóstico diferencial deve ser feito com o líquen plano, a alopecia areata e a pasoríase, entre outros. No caso da “distrofia das 20 unhas" que descrevemos, as manifestações da trachyonychia estavam presentes. A forma idiopática da alteração ungueal ficou constatada pelos exames realizados, inclusive pela histopatologia.
Palavras-chave: UNHAS, DISTROFIAS DAS 20 UNHAS NA INFÂNCIA*, TRACHYONYCHIA*, UNHAS.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841