Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 57 Número 3

Comunicação

Estudo multicêntrico cooperativo com a associação do valerianato de diflucortolona com clorquinaldol


FRANCISCO PORTUGAL PINTO 1, LUNA AZULAY-ABULAFIA2


1Médico do Setor de Dermatologia do Departamento Médico de Produtos Roche Q.F.S.A.
2Médica dermatologista

*Trabalho apresentado no XXXVI Congresso Brasileiro de Dermatologia, Salvador, 1981.*

 

Resumo

Trinta e sete pesquisadores de diversas cidades brasileiras estudaram o efeito da combinação do valerianato de diflucortolona com o clorquinaldol em 316 pacientes, num total de 44 diferentes dermatoses infectadas ou não, em seus diversos estágios evolutivos. Devido à ocorrência de mais de um diagnóstico em alguns pacientes, foram ao todo 326 os casos tratados pela combinação. Em sua maioria os pacientes eram portadores das diferentes formas de eczema (47,54%), tíneas (12,88%) e disidrose (8,28%). Os resultados foram muito bons e bons em 94,29% dos casos, sendo que nos casos de eczema, tínea e disidrose o índice de cura foi muito bom em 89,23%, 92,85% e 81, 47%, respectivamente, dos casos tratados. As reações colaterais observadas foram todas de caráter local e temporárias e ocorreram em apenas sete dos 316 pacientes. A tolerabilidade geral foi excelente, não tendo sido referido qualquer efeito secundário em qualquer dos pacientes tratados.

Palavras-chave: ANTIINFLAMATÓRIOS, AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS*, CLORQUINALDOL, ADMINISTRADORES DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, VALERIANATO*, CHLORQUINALDOL *



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações