Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 57 Número 3
Comunicação
Estudo multicêntrico cooperativo com a associação do valerianato de diflucortolona com clorquinaldol
FRANCISCO PORTUGAL PINTO 1, LUNA AZULAY-ABULAFIA2
1Médico do Setor de Dermatologia do Departamento Médico de Produtos Roche Q.F.S.A.
2Médica dermatologista
*Trabalho apresentado no XXXVI Congresso Brasileiro de Dermatologia, Salvador, 1981.*
Trinta e sete pesquisadores de diversas cidades brasileiras estudaram o efeito da combinação do valerianato de diflucortolona com o clorquinaldol em 316 pacientes, num total de 44 diferentes dermatoses infectadas ou não, em seus diversos estágios evolutivos. Devido à ocorrência de mais de um diagnóstico em alguns pacientes, foram ao todo 326 os casos tratados pela combinação. Em sua maioria os pacientes eram portadores das diferentes formas de eczema (47,54%), tíneas (12,88%) e disidrose (8,28%). Os resultados foram muito bons e bons em 94,29% dos casos, sendo que nos casos de eczema, tínea e disidrose o índice de cura foi muito bom em 89,23%, 92,85% e 81, 47%, respectivamente, dos casos tratados. As reações colaterais observadas foram todas de caráter local e temporárias e ocorreram em apenas sete dos 316 pacientes. A tolerabilidade geral foi excelente, não tendo sido referido qualquer efeito secundário em qualquer dos pacientes tratados.
Palavras-chave: ANTIINFLAMATÓRIOS, AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS*, CLORQUINALDOL, ADMINISTRADORES DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, VALERIANATO*, CHLORQUINALDOL *
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841