Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 53 Número 1
Artigos originais
Dermatite de Duhring-Brocq e Síndrome de Má Absorção
LÍGIA BEATRIZ P. POLA1, ISABEL CRISTINA ALVES BRASIL1, HELOÍSA HELENA TEIXEIRA2, ELI BALASSIANO3, R. D. AZULAY4, LEO PINTO CAVALHARES5
1Aluna do Curso e residentes do HC-UERJ.
2Interna de Dermatologia do HC-UERJ.
3Auxiliar de ensino do Serviço de Dermatologia do Prof. R. D. Azulay do HC-UERJ.
4Titular da Cadeira de Dermatologia do HC-UERJ.
5Chefe da Seção de Gastroenterologia do Dep. de Medicina.
Trabalho realizado no Curso de Especialização em Dermatologia (Orientação: Prof. R.D. Azulay) da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.
Correspondência:
R.D. Azulay
Av. Atlântica, 3130/701
Copacabana - Rio - RJ
Foram estudados 10 pacientes cujas lesões cutâneas apresentam aspecto morfológico, localização e evolução típicos de dermatite herpetifomle. Lesões de mucosa oral foram observadas em 50% dos pacientes. Os pacientes em estudo não apresentavam sintomatologia intestinal. Foram realizados exames para avaliação de possível enteropatia, evidenciando alterações nas provas relacionadas com absorção: D-xilose: diminuída em 3 dos 6 pacientes pesquisados; Gordura fecal, diminuída em 2 dos 3 pacientes pesquisados; Beta-caroteno: diminuído em 1 de 4 pacientes pesquisados. A terapêutica instituída foi basicamente sulfa e dieta sem glúten havendo associação de corticóide em 30% dos casos que não responderam bem a outra medicação. Observou-se regressão completa do quadro clinico. Em 30% dos pacientes houve recidiva do quadro após alta hospitalar, com suspensão da dieta sem glúten.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841