Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 59 Número 5
Caso Clínico
Actinomicetoma por Actinomadura madurae, com extensas lesões ósseas - Registro de um caso
Actinomycetoma with extensive lesions caused by Actinomadura madurae - Report of a case
IVAN DE OLIVEIRA SANTOS
Trabalho do Laboratório de Micologia Médica Tropical de São Paulo, do LIM/53 Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina e Hospital Antônio Cândido Camargo (Fundação Antônio Prudente). Apresentado ao Seminário do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (29/7/1982).
Correspondência:
Prof. C.S. Lacaz
Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, 455
01246 - São Paulo - SP
As autores descrevem um caso de actinomicetoma da mão e antebraço, em mulher de 32 anos, cujo processo teve início em 1973, provocado por actinomiceto identificado como Actinomadum madurae. Em 1982, como o processo evoluía com extensas lesões ósseas, foi indicada amputação, devido à progressão da infecção para o antebraço. O exame histopatológico revelou grãos parasitários basofílicos, com a típica franja periférica eosinofílica (fenômeno de Splendore-Hoeppli). O cultivo do material permitiu o isolamento de um actinomiceto, identificado como Actinomadura madurae (grãos branco-amarelados). Tudo faz crer que o presente caso represente o 11º publicado na literatura nacional.
Palavras-chave: ACTINOMICETOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841