Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 78 Número 2
Investigação
Estudo clínico aberto multicêntrico da efetividade e tolerabilidade do gel de adapaleno a 0,1%* em pacientes com acne vulgar
Multicentric open clinical study of the efficacy and tolerability of adapalene 0.1% gel* in patients with acne vulgaris
MARCIA RAMOS E SILVA1, SUELI COELHO DA SILVA CARNEIRO2, HUMBERTO ANTÔNIO PONZIO3, BERNARDO FARIA GONTIJO ASSUNÇÃO4, ALBERTO EDUARDO COX CARDOSO5, FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA6, CLARISSE ZAITZ7, IPHIS TENFUSS CAMPBELL8
1MD, PhD - Professor Adjunto e Chefe - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, HUCFF-UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
2MD, PhD - Dermatologista - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, HUCFF-UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia, HUPE-UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
3MD - Professor Adjunto de Dermatologia - ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, Porto Alegre, RS.
4MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
5MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.
6MD, PhD - Professor Titular e Chefe - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL.
7MD, PhD - Professor Adjunto - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP.
8MD - Dermatologista - Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação, Hospital da Universidade Federal de Brasília, Brasília, DF.
Recebido em 12.12.2001. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.12.2002. Trabalho realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Alagoas; Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e Universidade Federal de Brasília.
Correspondência:
Marcia Ramos-e-Silva
Rua Sorocaba, 464 / 205
Rio de Janeiro RJ 22271-110
Tel/Fax: (21) 2286-4632
"E-mail":ramos.e.silva@dermato.med.br
*Fundamentos:* - O adapaleno é um derivado do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico e utilizado no tratamento da acne vulgar. *Objetivos:* - Avaliar a eficácia e a tolerabilidade do adapaleno 0,1% gel no tratamento da acne vulgar leve à moderada, em pacientes residentes no Brasil. *Materiaisemé todos:* - Os pacientes aplicaram o gel à noite, durante 12 semanas, e foram avaliados quanto à efetividade pelo número de lesões em cada visita e quanto à tolerabilidade ao produto nas consultas da segunda e da décima segunda semana. *Resultados:* - Dos 125 pacientes, 81,6% completaram as 12 semanas de tratamento, e 10,4% dos casos terminaram o estudo antes do período estabelecido por estarem livres de lesões. Os resultados permitem confirmar a marcante atividade antiinflamatória, antiproliferativa e na diferenciação celular dos ceratinócitos. Houve diminuição dos comedões e das lesões inflamatórias, com resposta satisfatória no eritema, no ressecamento e na descamação da pele. Efeitos adversos pouco graves foram relatados em apenas 9,6% dos pacientes. *Conclusões:* - O adapaleno, neste estudo e nos vários que o antecederam, vem-se mostrando uma das melhores opções de tratamento tópico para os casos leves a moderados de acne vulgar.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841