Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 59 Número 5
Farmacologia clínica
Eficácia e tolerância da halcinonida, em aplicação única diária,oclusiva, em dermatites não infectadas
Efficacy and tolerance of halcinonide in once daily occlusive dressing in non-infected dermatitis
LORIVALDO MINELLI1
1Professor-Adjunto de Dermatologia
Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina.
Trinta e cinco pacientes portadores de dermatites subagudas e crônicas, não infectadas, foram submetidos à terapêutica tópica com creme de halcinonida a 0,1% em aplicação única diária, sob penso oclusivo. As afecções em 28 casos (80%) foram classificadas como de intensidade moderada ou grave, sendo que 20 já referiam dois ou mais tratamentos prévios ineficazes. A eficácia da medicação foi avaliada subjetiva e objetivamente através de controles semanais até um prazo máximo de quatro semanas. Os resultados finais foram excelentes em 29 casos (82,85%); bons em cinco (14,28%) e regular em um caso (2,87%). Levando-se em conta o conjunto dos resultados excelentes e bons, verificou-se uma porcentagem de eficácia de 97,13%, portanto altamente satisfatória. Não foram observados efeitos colaterais ou reações de hipersensilidade local. O creme de halcinonida a 0,1% demonstrou ser uma excelente ação terapêutica no tratamento de dermatites não infectadas; eficaz de fácil aplicação e praticamente isento de efeitos colaterais.
Palavras-chave: HALCÍNONIDA, HALCINONIDA, DERMATITIS NÃO INFECTADAS, PENSO OCLUSIVO, HTLV-I INFECTION
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841