Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 59 Número 5
Caso Clínico
Feohifomicose disseminada por Exophiala spinifera
Disseminated phaeohyphomycosis caused by exophiala spinifera
CARLOS DA SILVA LACAZ1, EDWARD PORTO2, JOÃO GUIMARÃES DE ANDRADE 3, FLÁVIO DE QUEIROZ TELLES FILHO4
1Diretor do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
2Micologista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
3Professor-Assistente do Instituto de Patologia Tropical da Universidade Federal de Goiás - Diretor do Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia
4Professor Auxiliar da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Paraná
Trabalho do Laboratório de Micologia Médica, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e do LIM/53 HC-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Correspondência:
C.S. Lacaz
Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, 455
01246 - São Paulo - SP
Os autores descrevem caso de feohifomicose em paciente do sexo feminino, com cinco anos, natural de Goiânia (Estado de Goiás - Brasil), portadora de lesões cutâneas generalizadas, de aspectos dermatológicos diversos, acompanhadas por tumoração cerebral, detectada por radiografia computadorizada. Diagnosticadas micologicamente as lesões cutâneas, com o isolamento de um fungo demácio, identificado como Exophiala spinifera, foi instituído tratamento com anfotericina B, havendo aparente melhoria das mesmas. No decurso do tratamento, apareceu hemiparesia à direita. A tumonrção, ao nível do tálamo e núcleos da base, comprimindo a cápsula interna, revelada pela tomografia axial computadorizada, não foi examinada histopatologicamente, pela relutância da famala na prática de uma intervenção neurocirúrgica. Exophiala spinifera é um fungo demácio, oportunista por excelência, raramente encontrado como agente de feohifomicose. Os autores, ao registrarem o presente caso, fazem revisão da literatura sobre o assunto, com comentários sobre esta micose (aspectos micológicos, clínicos, histopatológicos e terapêutico).
Palavras-chave: FEOHIFOMICOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841