Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 71 Número 2

Artigo de revisão

Hanseníase, radiação ultravioleta e citocinas

Leprosy disease, ultraviolet radiation and cytokines


MARIA INES FERNANDES PIMENTEL1, HENRIQUE JOSÉ DO NASCIMENTO2, ABSALOM LIMA FILGUEIRA3


1Doutoranda
2Professor de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Fundação Oswaldo Aranha, Volta Redonda, RJ
3Professor Titular

Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 15.12.96. *Trabalho realizado no hospital universitário Clementino Fraga Filho, Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - HUCFF/UFRJ.

Correspondência:
Maria Inês Fernandes Pimentel Rua Dr. Satamini, 210/1004 Bloco A Rio de Janeiro RJ 20270-231

 

Resumo

Os autores revisaram o provável efeito imunodepressor da radiação ultravioleta numa enfermidade infecciosa, a hanseníase, cujo agente ( _Mycobacterium leprae_ ) é um bacilo intracelular que apresenta marcado tropismo pela pele e nervos periféricos. À luz dos conhecimentos atuais do funcionamento da imunidade mediada por células, revisou-se o efeito modulador que a radiação ultravioleta poderia exercer na resposta imunológica ao _M. leprae_, tendo por base o papel das citocinas, com ênfase na produção pela epiderme de interleucinas 1, 6, 10 (IL-1, IL-6, IL-10) e fator de necrose tumoral alfa (TNF), após irradiação ultravioleta.

Palavras-chave: TUMOR NECROSIS FACTOR, FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA(TNF), CITOCINAS, HANSENÍASE, INTERLEUCINA-1, INTERLEUCINA-6, INTERLEUCINAS, RADIAÇÃO, RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações