Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 59 Número 2
Artigo Original
Aspéctos metastáticos do melanooma cutâneo ; Observação de seis casos
Trabalho realizado no curso de Especialização em Dermatologia do Departamento de Medicina Clínica (MMC)do Centro de Ciências (CCM)da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Coordenador:Prof.Dr.René Garrido Neves.
Correspondência:
Neide Kalil Gaspar
Av. Marques de Paraná, 233
24030 - Niterói - RJ
A observação de seis casos de melanoma cutâneo em fase metastática evidencia a importância dos esforços educacionais, objetivando diagnóstico precoce e adequada remoção da lesão primária. O estudo abrangeu quatro pacientes do sexo masculino e dois do sexo masculino, com idades entre 38 e 69 anos, sendo três leucodérmicos, dois faiodérrnicos e um melanodérmico, atendidos no Instituto Nacional de Câncer, no período de 1980 a 1983. Houve associação com nevos em todos os pacientes. O tronco foi a região de eleição três casos, seguindo-se a região plantar em dois e o antebraço em um caso. O intervalo das manifestações metastáticos variou entre seis meses e dois anos, com a média de 15,7 meses. Linfonodos pele e pulmões constituíram os principais órgãos de predileção das metástases. Um paciente abandonou o controle aos 36 meses, três evoluíram para óbito e um apresenta precárias perspectivas de sobrevida. Apenas um paciente encontra-se em alta hospitalar, aparentemente assintomática, após amputação do membro afetado. Registrou-se sobrevida média de 26,7 meses. Há indícios de que a protelação da consulta médica e falhas na abordagem inicial contribuíram para a má evolução e alto índice de letalidade.
Palavras-chave: MELANOMA CUTÂNEO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841