Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 59 Número 2

Artigo Original

Micose fungóide; Ensaio terapêutico com a cinarizina


NEIDE KALIL-GASPAR1, ANTÔNIO PEDRO GASPAR2, ANA MARIA NUNES MENDONÇA3


1Professora-Adjunta de Dermatologia do Departamento de Medicina Clínica (MMC) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
2Professor-Assistente de Dermatologia - MMC - CCM - UFF
3Professor-Adjunto de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia e Apoio Clínico - CCM – UFF.

 

Resumo

Três pacientes portadores de micose fungóide em estágio pré-tumoral foram tratados com cinafitina. Os aspectos etiopatogênicos da doença e as características farmacológicas da droga são revisados. Todos os casos foram diagnosticados clínica e histologicamente. O tratamento produziu remissão persistente dos sinais clínicos e histológicos. A droga foi bem tolerada e apresentou evidências de utilidade no tratamento dos estágios iniciais da enfermidade. Mesmo levando em consideração o curto período de obsesvação, a uniformidade da resposta terapêutica e a duração das remissões são consideradas mimadoras.

Palavras-chave: CINARIZINA, MICOSE FUNGÓIDE, MYCOSIS, FUNGOIDES*



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações