Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 67 Número 2
Comunicação
Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar no Brasil
Epidemiological profile of cutaneous and mucocutaneous leishmaniasis in Brazil
ALMÉRIO DE CASTRO GOMES1
1Professor Associado da Faculdade de Saúde Pública/USP
Correspondência:
Almério de Castro Gomes
Av. Dr. Arnaldo, 715
01255 - São Paulo - SP
A discussão sobre o perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar no Brasil levou em conta as notificações de casos humanos, raio de dispersão dos agentes etiológicos e sinantropia de populações silvestres. Foi analisado o resultado de 105.988 casos nos últimos dez anos e a persistência de focos ativos em matas remanescentes. O crescimento anual da incidência na região Norte a tornou mais problemática no Brasil. Destacou-se também o crescente intercâmbio de populações que sobreviveram em matas residuais com as do ambiente domiciliar. Nesta situação _L. intermedia_ e _L. braziliensis_ mostraram variado grau de adaptação ao último ambiente. O processo sinantrópico em desenvolvimento para ambas espécies e seus reflexos nas mudanças de padrão epidemiológico da doença sugerem clara evolução da leishmaniose tegumentar. Portanto, permanecerá tendência para aumento das infecções humanas em ambiente extra-florestal no Brasil. O risco de contraí-la é igual para todos os indivíduos independentemente da idade e sexo.
Palavras-chave: LEISHMANIOSE TEGUMENTAR, PERFIL EPIDEMIOLÓGICO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841