Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 68 Número 6

Caso Clínico

Hanseníase e sociedade: um problema sempre atual

Leprosy social aspects


ANA AZUSSA YAMANOUCHI1, CARLOS ROBERTO CARON1, DARWIN T. SHIWAKU1, FABIANA BURIGO SOARES1, MARCO ANTONIO NICOLODELLI1, REGINA CÉLIA ADUR1, SIRLENE YOSHIKO TAMURA1


1Acadêmico do 3º ano da FEMPAR

Trabalho da disciplina de Higiene, Medicina Preventiva e Medicina do Trabalho da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEMPAR).

Correspondência:
Sirlene Yoshiko Tamura Rua Carlos de Carvalho, 851, ap.51 80710 - Curitiba - PR

 

Resumo

Este estudo, que enfoca aspectos sociais do paciente com mal de Hansen (MH), foi executado no setor de Dermatologia do Centro de Saúde Metropolitano de Curitiba. Nele, 213 pacientes responderam a um questionário que visava levantar a situação em relação á sociedade em que vivem. Os dados obtidos entre os entrevistados foram tabelados e analisados estatisticamente, para permitir a comparação com os trabalhos da literatura especializada. Os resultados demonstraram que a hanseníase continua a ser uma importante questão social, permitindo fazer recomendações para diminuição do impacto social do problema.

Palavras-chave: LEPRA, MAL DE HANSEN, HANSENÍASE, ASPECTOS SOCIAIS



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações